Blog

Voltar

Aprenda a calcular a idade 'humana' do seu gato

Existe a crença de que um ano felino equivale a sete anos na idade humana. Entretanto, essa afirmação não está correta. Isso porque os bichanos evoluem muito rapidamente nos primeiros meses de vida, processo que tende a sofrer uma desaceleração com o passar dos anos. Esse fato mostra que os gatos, portanto, têm um envelhecimento mais lento.

Estudiosos mostram que o processo de evolução dos felinos é tão rápido nos primeiros meses que o primeiro ano de vida de um gato equivale a 15 anos no 'tempo dos humanos'. Desse modo, um gatinho de apenas um ano já pode ser considerado adolescente em termos humanos.

No segundo ano do animal ele já terá 24 anos humanos. A partir dessa idade, entretanto, cada ano felino equivale a quatro anos humanos. Imagine que seu bichinho tenha cinco anos. Nos termos humanos, essa idade já equivale a 36 anos! Após os cálculos, é possível que você inclusive perceba que seu pet é bem mais velho do que você.

Veja na tabela abaixo a idade 'humana' correspondente à idade do seu felino: 

Idade do gatoIdade em termos humanos
1 ano15 anos
2 anos 24 anos
3 anos28 anos
4 anos32 anos
5 anos36 anos
6 anos40 anos
7 anos44 anos
8 anos 48 anos
9 anos 52 anos 


Se você não sabe a idade do seu gato, não fique triste! Muitas pessoas adotam animais e, por isso, não têm certeza da idade correta do animal e, por isso, não conseguem calcular qual a idade 'humana' do felino. Contudo, é possível saber a idade do gato de acordo com suas características físicas. Nesse processo, é indicada a ajuda de um médico-veterinário, que poderá indicar, por meio da avaliação dos dentes e da pelagem, a idade correta do bichano.