Blog

Voltar

Como prevenir o tártaro canino?

Cuidar da saúde bucal dos cachorros é tão importante quanto levá-lo para passear. Procedimentos como a limpeza de tártaro é fundamental para deixar a saúde do animal em dia e evitar que ele se torne uma doença mais grave futuramente.

O tártaro canino é um cálculo dentário que é caracterizado pelo acúmulo e calcificação de placas nos dentes dos bichinhos que se formam normalmente durante o sono, quando não há atividade mastigatória. Após um longo tempo grudada nos dentes, ela começa a endurecer e tornar-se cada vez mais resistente de ser removida. 

A remoção do tártaro demanda tempo, pois é um processo trabalhoso. Será necessário a aplicação de anestesia geral, pois a remoção é um tratamento periodontal e o veterinário afastará as gengivas do cão para realizar a limpeza. 

Mas como prevenir o tártaro canino?

Cuidar da higiene bucal do seu pet desde o nascimento é uma das medidas de prevenção para evitar problemas futuros. Para escovar os dentes do seu cão, escolha uma pasta e uma escova apropriada para cachorros. Não utilize pasta dental de humanos, pois ela causa irritação. Caso tenha alguma dúvida sobre a escovação não hesite em procurar um dentista veterinário, ele te ajudará auxiliando no manuseio da escova e dando dicas de como tornar o processo menos estressante para você e seu amigão. 


Adicione essa e outras dicas da SerPet Nutrition  nos favoritos do seu navegador e para lembrar das dicas sempre que preciso!