Blog

Voltar

Coronavírus: animais domésticos precisam de cuidados com a higiene

Apesar de não contraírem e transmitirem o novo coronavírus, os animais domésticos - cães e gatos - podem levar o microrganismo para o ambiente familiar após saídas em ruas, parques e praças. Diante disso, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná alerta para os cuidados com a higiene dos animais.

O primeiro cuidado está nas saídas para passeios, uma vez que os animais podem entrar em contato com o novo coronavírus no ambiente externo e levá-lo para o interior da casa. Diante disso, Márcio Nunes, secretário do Ministério, aponta que é necessário limpar as patas e os pelos dos animais com água, sabão e álcool em gel assim que eles chegarem ao ambiente doméstico.

Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselha que pacientes que estão confirmados ou em suspeita da Covid-19 não entrem em contato com os pets. Isso porque os animais podem ficar com o vírus nas patas e nos pelos e, assim, levá-lo pela casa, com o perigo de transmiti-lo para outras pessoas que dividam o ambiente.

Ainda não há comprovação científica alguma de que cachorros e gatos possam ser infectados pelo novo coronavírus, conforme boletins publicados na WSAVA (World Small Animal Veterinary Association) - entidade na qual médicos veterinários de todo o mundo se baseiam atualmente. 

Entretanto, os profissionais de veterinária já estão bastante acostumados a essa família de vírus. Isso porque gatos e cachorros ficam doentes por outros vírus da família corona. Contudo, esses não são transmissíveis aos humanos e as doenças que causam nos animais não afetam o sistema respiratório. 

Para não ter de ficar longe do seu melhor amigo nesse período de isolamento, siga as recomendações e capriche na higiene!

(Fonte: Forbes - Prof. Dr. Paulo Eduardo Brandão, do departamento de medicina veterinária preventiva da saúde animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP - Universidade de São Paulo).