Blog

Voltar

Depressão canina: quais são os principais sintomas e como tratar?

A depressão canina não é, muitas vezes, vista pelos tutores como uma doença séria. Entretanto, estudos atuais já provaram que a depressão nos cachorros tem um alto grau de seriedade e pode trazer consequências negativas para o animal caso não seja tratada. De acordo com as pesquisas da medicina veterinária, os cães são capazes de desenvolver a doença porque detém um enorme repertório de emoções e sentimentos, assim como os seres humanos.

Existem vários motivos que levam os cachorros a ficarem tristes e, como consequência, a terem um quadro depressivo. Desse modo, é preciso que o tutor esteja sempre atento para detectá-los o mais rápido possível afim de resolvê-los. Quanto mais cedo o problema é resolvido, menores são as chances do desenvolvimento da depressão, que, muitas vezes, pode comprometer toda a saúde do animal, já que altera hábitos de alimentação, sono e prática de atividades físicas.

Os principais sintomas da depressão canina são:

• Perda de apetite;

• Mudança brusca de comportamento, especialmente no que se refere ao isolamento e à agressividade;

• Automutilação, como morder as patas, o rabo e tentar se machucar em paredes e no chão;

• Chorar.

As causas para o desenvolvimento da depressão canina são várias. Entretanto, antes de pensar que o cachorro está com a doença, o tutor precisa verificar se as emoções dos animais não são apenas um reflexo das emoções demonstradas pelos humanos com quem convive. Isso ocorre porque os cachorros são empáticos e, muitas vezes, demonstram os mesmos sentimentos que seus tutores. Se a tristeza do animal não estiver relacionada a essa causa, pode ser diagnosticado com depressão canina.

As principais razões que levam ao desenvolvimento da depressão em cães são:

• Mudança de ambiente físico, como trocas de casinhas e camas;

• Falta de atenção e carinho por parte dos humanos com quem convive;

• Problemas de saúde;

• Inserção de um novo animal no ambiente, o que incomodar o cachorro.

Assim que identificar os sinais da depressão canina em seu melhor amigo, o tutor deve procurar um médico-veterinário para atendimento. Além disso, é preciso tratar as causas do problema. Desse modo, se a razão para a depressão do cachorro é solidão, é necessário passar mais tempo ao lado dele. Dar mais atenção ao bichinho de maneira geral é uma excelente maneira de combater a doença.