Blog

Voltar

Saiba quais cuidados você deve ter ao andar de carro com pets

Seja para um passeio ou para uma viagem, as questões de segurança no trânsito são extremamente importantes para os pets e para os humanos. Abaixo, você confere quais são os cuidados necessários para transportar animais.

O verão é a estação mais quente do ano e, somado com as férias, forma a oportunidade ideal para viagens e passeios. Ao reunir a família e organizar as malas, pode parecer difícil deixar seu cachorro ou gato para trás (mesmo que seja em um hotel) e, por isso, você decide levá-lo. Nesse caso, é necessário ter conhecimento que transportar animais no carro, seja em trajetos curtos ou longos, exige cuidados para a segurança do felino e das pessoas e para evitar multas.


De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o pet não pode ser carregado na parte externa do veículo. Além disso, a legislação prevê que, caso o pet seja transportado solto dentro do carro, pode distrair o motorista, o que causa multa. Por isso, o ideal é que o animal seja levado dentro de uma caixa especial que garanta a sua segurança e a segurança das pessoas que estão no veículo.


Apesar da multa ser um grande medo dos motoristas, a segurança do pet deve sim ser o ponto principal ao considerar viajar com o cachorro ou gato. Para que o animal faça boa viagem e tenha uma experiência incrível do começo ao fim do trajeto, a SerPet separou alguns cuidados necessários. Confira:


Alimentação

O pet precisa ser alimentado, no mínimo, três horas antes de pegar a estrada. Isso porque é comum que, em viagens, os animais fiquem enjoados e passem mal. Em relação à água, disponibilize uma boa quantidade, no mínimo, uma hora antes da viagem. Caso o pet sinta fome na estrada, ofereça um pequeno pedaço de maçã.


Calmantes naturais 

Os calmantes naturais são ótimas alternativas para os pets que não estão acostumados a viajar de carro. Além disso, o uso dos calmantes é recomendado em viagens muito longas em que o animal pode se estressar ou se cansar.


Segurança no carro

Como dito anteriormente, o pet não pode viajar solto no carro. Por isso, o indicado é que ele seja devidamente acomodado em caixas de transporte, grades de proteção ou cintos de segurança feitos especialmente para eles. Além do risco de ser multado, transportar o pet solto no veículo pode distrair o motorista e causar acidentes graves.


Paradas no trajeto

Se o seu pet não está acostumado à longas viagens, o ideal é fazer paradas ao longo do trajeto. O ideal é que o pet desça do veículo, no mínimo, uma vez a cada três horas. Ao descer do carro, o animal deve beber água, comer um petisco e fazer suas necessidades fisiológicas.