Blog

Voltar

Vibrissas e suas curiosidades! Saiba tudo sobre o bigode felino.

Vibrissas é o nome científico dado aos pelos mais longos e espessos localizados na cabeça dos gatos. Além de deixá-los fofos, o bigode também tem funções e características que normalmente são desconhecidas pelos seus donos. Você sabe quais são elas? Confira.

- Cada gato tem em média 24 vibrissas no total, sendo 12 de cada lado. Elas também podem estar presentes acima dos olhinhos e no queixo;

- Elas dão ao gato uma noção do seu próprio tamanho e ajudam no equilíbrio, permitindo que ande, salte e faça outras atividades com segurança. Além disso, o bigode serve de alerta e capta pequenas vibrações à distância ou no escuro. Dando segurança ao felino de que nada irá machucá-lo.

- As vibrissas também estão ligadas a manifestações de sentimentos dos gatos. Quando eles ficam felizes a tendência é o bigode ficar relaxado e direcionado para a frente, e quando está na defensiva os pelos ficam para trás. 

- O bigode do gato é extremamente sensível, por isso é contraindicado cortá-lo ou ficar acariciando. Ao cortar, o bichano perderá muito da sua capacidade de equilíbrio e de noção espacial, estando sujeito a quedas durante os saltos e isso também pode irritá-lo muito. 

- Nem todos os gatos tem bigode, os gatosda raça Sphynx não possuem. Porém eles são adaptados a usar seu corpo esguio e as orelhas compridas como forma de orientação.

– Alerta!! Quando as vibrissas estão quebradiços é sinal que algo não está indo bem, isso normalmente acontece em situações de problema nutricional ou outra disfunção.


E para manter o seu companheiro sempre saudável, linha de alimentos da SerPet Nutrition.